Home » Notícias » Notícias Moçambique » Sasol constrói novo gasoduto entre Moçambique e África do Sul

Sasol constrói novo gasoduto entre Moçambique e África do Sul

Sasol constrói novo gasoduto entre Moçambique e África do Sul - Lateorke Oil Gas

MAPUTO - 2014/08/13 - A primeira fase da construção do segundo gasoduto para a distribuição de gás natural a partir do Centro de Processamento de Temane, província de Inhambane, fica concluída este mês, informou o director-geral da Sasol Petroleum Temane Lda, Mateus Zimba.

 

Com uma extensão de 127 quilómetros a partir de Temane, o segundo gasoduto vai até à zona de Zivine, no distrito de Funhalouro, onde está a ser erguida uma pequena central de ligação com o primeiro gasoduto, que já abastece de gás natural a zona sul de Moçambique e Secunda, na África do Sul.

 

A construção do novo gasoduto iniciou-se em Março de 2013 e foi adjudicada a um consórcio englobando as empresas sul-africana Group Five e moçambicana WK Construções, prevendo-se que termine ainda este mês.

 

Dados divulgados por Mateus Zimba no decurso dos trabalhos da XII sessão ordinária do governo provincial, recentemente realizada em Inhambane, indicam que já foram construídos cerca de 50 quilómetros a partir de Temane até Muabsa, no sudoeste da vila de Vilanculos.

 

O director da Sasol Petroleum Temane Lda informou que o trabalho de construção envolveu inicialmente uma equipa de sapadores da empresa estatal sul-africana Mechem para proceder à remoção de alguns engenhos explosivos no traçado do gasoduto, actividade que ficou concluída em 2013.

 

O grupo Sasol explora dois jazigos de gás natural na província de Inhambane, Pande e Temane.