Home » Notícias » Notícias Moçambique » Moçambique recebe 8 propostas para a construção de refinarias

Moçambique recebe 8 propostas para a construção de refinarias

Moçambique recebe 8 propostas para a construção de refinarias - Lateorke Oil Gas

MAPUTO - 2013/04/10 - Oito empresas estrangeiras apresentaram ao governo de Moçambique propostas para a construção de duas refinarias na bacia do Rovuma, anunciou a Empresa Nacional de Hidrocarbonetos (ENH), gestora das participações do Estado nos recursos minerais.

 

O presidente da ENH, Nelson Ocuane, disse que as oito grandes empresas responderam ao concurso lançado pelo governo para a construção de uma refinaria de gás em terra e de outra no mar, na bacia do Rovuma, norte de Moçambique.

 

Para a construção da refinaria no mar concorrem a norte-americana Bechtel, um consórcio formado pela japonesa JGC Corp e a norte-americana Fluor Corp e um outro pela japonesa Chiyoda Corp com a norte-americana Chicago Bridge & Iron Company (CB&I).

 

Em relação à refinaria em terra, estão admitidos a concurso a luxemburguesa Subsea 7 e a francesa Technip e a norte-americana MacDermott, de acordo com a imprensa moçambicana.

 

O governo moçambicano projecta o início da produção de gás natural na bacia do Rovuma em 2018, estimando as reservas até agora descobertas em 180 biliões de pés cúbicos, com uma margem de progressão até 200 biliões de pés cúbicos nos próximos trabalhos de prospecção.