Home » Notícias » Notícias Moçambique » MOÇAMBIQUE LANÇA CENTRO DE LOGÍSTICA EM PEMBA

MOÇAMBIQUE LANÇA CENTRO DE LOGÍSTICA EM PEMBA

MOÇAMBIQUE LANÇA CENTRO DE LOGÍSTICA EM PEMBA - Lateorke Oil Gas

MAPUTO - 2014/08/21 - O governo moçambicano lançou formalmente a obra do Centro de Logística Integrada de Hidrocarbonetos de Pemba, um investimento de 112 milhões de euros, que vai permitir exportar por via marítima gás natural a produzir no distrito de Palma.

 

O país entrou numa “etapa determinante” para o início da produção de gás em 2018, com o arranque formal da construção da base logística de hidrocarbonetos no Norte do país, disse ontem na cerimónia de lançamento da obra o Presidente de Moçambique, Armando Guebuza.

 

O Centro de Logística Integrada de Pemba, cidade portuária com uma das maiores baías do mundo, vai permitir a exportação do gás natural a produzir no distrito de Palma, a 460 quilómetros da cidade. A infra-estrutura integra a construção de um cais com cerca de 300 metros, instalações para produção e montagem de equipamento submarino, edificação de vias de acesso, bem como áreas de armazenamento de equipamento e oficinas mecânicas, para o apoio à indústria de gás e petróleo da região.

 

As obras de construção da primeira fase da base logística de Pemba vão terminar em 2016, dois anos antes do início da produção de gás que será extraído da bacia do Rovuma, a norte de Moçambique. O centro de logística foi concessionado pelo governo moçambicano, por 30 anos, à Portos de Cabo Delgado.