Home » Notícias » Notícias Moçambique » Moçambique coopera com Tanzânia no sector dos hidrocarbonetos

Moçambique coopera com Tanzânia no sector dos hidrocarbonetos

Moçambique coopera com Tanzânia no sector dos hidrocarbonetos - Lateorke Oil Gas

MAPUTO - 2014/06/30 - O Instituto Nacional de Petróleo de Moçambique assinou com a Tanzania Petroleum Development Corporation um acordo de cooperação centrado no intercâmbio de dados técnicos, relatórios e outra informação relevante relativa ao sector dos hidrocarbonetos.

 

De acordo com o comunicado divulgado, o acordo assinado pelas instituições governamentais de Moçambique e Tanzânia contempla ainda a gestão e organização de bases de dados e uma possível cooperação na execução conjunta de projectos, na formação e na avaliação de recursos naturais.

 

Em ambos os países foram descobertos, nos últimos anos, quantidades consideráveis de gás na bacia sedimentar do Rovuma.

 

Do lado de Moçambique, através das operações dos grupos italiano ENI e norte-americano Anadarko Petroleum foram descobertos nos últimos anos, mais de 150 biliões de pés cúbicos de gás.

 

De acordo com as intenções já anunciadas, a exploração destas reservas deverá ter início em 2018, podendo tornar Moçambique num dos produtores de referência mundial a nível de gás natural.

 

Actualmente, explora-se gás natural apenas para a África do Sul com base num gasoduto que liga a região de Pande e Temane, em Inhambane, com a região de Secunda, tendo como principal operador o grupo petroquímico Sasol.

 

Em Moçambique, decorrem ainda grandes trabalhos de prospecção e pesquisa de hidrocarbonetos sendo que as maiores áreas de concentração são as bacias sedimentares de Moçambique e do Rovuma onde se acredita que, para além do gás natural, possa haver igualmente petróleo.