Home » Notícias » Notícias Moçambique » Gás Natural gerará receita anual de 10 mil millões de USD

Gás Natural gerará receita anual de 10 mil millões de USD

Gás Natural gerará receita anual de 10 mil millões de USD - Lateorke Oil Gas

MAPUTO - 2013/09/06 - A exploração do gás natural descoberto na bacia do Rovuma, norte de Moçambique, poderá vir a gerar uma receita anual superior a 10 mil milhões de dólares, disse quarta-feira a ministra dos Recursos Minerais, Esperança Bias.

 

A ministra recordou terem até à data sido encontrados mais de 75 biliões de pés cúbicos na Área 4 e mais de 95 biliões de pés cúbicos de gás natural na Área 1 e salientou estar actualmente a ser elaborado o plano para a sua extracção e processamento.

 

De acordo com a ministra, que falava na sessão de abertura do Conselho Coordenador do ministério que tutela, as quatro unidades de processamento de gás natural, que disporão de uma capacidade combinada de 20 milhões de toneladas, deverão proporcionar uma receita anual superior a 10 mil milhões de dólares.

 

Esperança Bias disse ainda que o gás natural já encontrado, que fazem com que Moçambique se situe entre os 10 países com maiores reservas, permitirão a instalação de unidades adicionais de liquefacção de gás e de outras indústrias que utilizam este recurso como matéria-prima.

 

A ministra informou ainda estar o governo a proceder à elaboração de um Plano Director do Gás Natural que, além de proceder à inventariação e identificação das potencialidades do recurso, irá procurar estabelecer quais as melhores formas de utilização para maximizar os benefícios para Moçambique.