Home » Notícias » Notícias Moçambique » Empresas de Moçambique e do Japão assinam acordos de cooperação

Empresas de Moçambique e do Japão assinam acordos de cooperação

Empresas de Moçambique e do Japão assinam acordos de cooperação - Lateorke Oil Gas

Maputo - 2014/01/12 - Representantes do sector privado do Japão e estatal de Moçambique assinaram domingo, em Maputo, seis acordos de cooperação, no âmbito da visita oficial do primeiro-ministro japonês Shinzo Abe.

 

De entre os documentos assinados destaca-se um sobre formação de engenheiros para o sector da energia entre a Chiyoda Corporation e a estatal moçambicana Empresa Nacional de Hidrocarbonetos e um outro entre a Mitsui Corp e a mesma empresa estatal moçambicana para a realização de um estudo sobre gás natural liquefeito.

 

A Empresa Nacional de Hidrocarbonetos assinou mais dois memorandos com a Mitsui Corp e a estatal Petróleos de Moçambique (Petromoc) assinou um outro com a Marubeni Corp relativo a um projecto de transformação de metanol em gasolina.

 

Os memorandos de entendimento foram rubricados durante um Fórum de Investimentos Moçambique – Japão organizado conjuntamente pelo Centro de Promoção de Investimentos, Agência Japonesa de Cooperação Internacional (JICA), Organização do Japão para o Comércio Externo (Jetro), Japan Oil, Gas and Metals National Corporation e Confederação das Associações Económicas de Moçambique (CTA).

 

Participaram no fórum cerca de 30 grandes empresas japonesas entre públicas e privadas, membros do governo de Moçambique e representantes de empresas públicas e privadas moçambicanas e representantes de organizações internacionais com escritórios em Moçambique, entre outros.